Saiba como consultar CPF gratuitamente no Serasa

Serviço está disponível pela internet para todos os consumidores que desejam consultar seu CPF de forma gratuita.

Postado em 27/09/2017.

Uma preocupação bastante constante na vida da grande maioria dos consumidores acaba sendo conseguir pagar as contas em dia e evitar que o seu nome seja inscrito nos órgãos de restrição de crédito. Dentre os mais utilizados pelo mercado como um todo, o Serasa acaba se destacando.

Apesar de ser uma instituição privada, o Serasa é um órgão de proteção ao crédito que deve seguir uma série de regras impostas pelo governo. De um lado existe a necessidade, de parte das empresas que concedem os créditos, de entender melhor o comportamento dos consumidores para saber o risco que a empresa assume no momento em que ela concede qualquer tipo de crédito.

Saiba como consultar CPF gratuitamente no Serasa

Mas órgãos como o Serasa também acabam sendo importantes para o consumidor de um modo geral, mesmo que eles acabem vendo o Serasa, na maioria dos casos, como um vilão. É justamente sabendo que um consumidor pode ser um bom ou mau pagador que as empresas podem definir margens de juros, que podem ser maiores ou menores, dependendo do caso.

De acordo com a atual legislação, a inscrição dos consumidores no Serasa deve seguir alguns rituais, sendo de responsabilidade da empresa que concedeu o crédito. O consumidor que não consegue realizar o pagamento conforme o combinado deve ser, primeiramente, notificado da situação, e posteriormente ter o seu nome inscrito. Depois que a situação for regularizada, o nome do consumidor deve ser retirado da lista do Serasa.

Estando com o nome inserido nessa lista as pessoas acabam tendo uma série de dificuldades no dia a dia, especialmente as atividades que são relacionadas ao crédito. Portanto, conseguir um cartão de crédito acaba sendo uma tarefa difícil, bem como empréstimos em bancos, dentre outras movimentações.

Recentemente a Serasa disponibilizou um serviço muito importante para os consumidores que desejam consultar a sua situação pela internet. Anteriormente era possível saber se o nome da pessoa realmente estava ou não no Serasa somente a partir da consulta individual e feita diretamente e pessoalmente em uma das sedes da instituição. Mas, com a consulta na internet, é possível saber a situação de uma maneira simples e fácil.

Para consultar se o seu nome está no Serasa, antes de mais nada será preciso acessar o site https://www.serasaconsumidor.com.br. Nesta página será possível encontrar um aplicativo que permite a consulta. Mas, antes de iniciar o processo, será preciso fazer um cadastro. O Serasa pede uma série de informações pessoais, que devem ser informadas corretamente, para evitar qualquer tipo de erro.

Primeiramente as pessoas deverão informar o número do seu CPF, sendo que essa acaba sendo a informação mais importante do cadastro, uma vez que é através dela que a consulta na base do Serasa poderá ser realizada. Caso seja o primeiro acesso do usuário, também será preciso informar dados como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, e-mail, telefone para contato e uma senha nova (ela deve ter no mínimo oito caracteres com números e letras em minúsculo e maiúsculo)

Depois de informar os dados, será preciso passar por uma etapa de confirmação do cadastro, que poderá ser feita tanto por e-mail quanto também por SMS. Basta escolher uma das opções e depois seguir as instruções que aparecem na tela. O código enviado para o e-mail ou para o telefone deverá ser informada na tela de cadastro.

Depois disso os usuários serão enviados diretamente para uma tela de cadastro, onde será informado se a pessoa está inscrita ou não no Serasa. Caso esteja, também aparecem as empresas credoras.