Sinais de que você está com muitas dívidas

Contar com dívidas poderá te levar a diversos problemas financeiros, como por exemplo não conseguir economizar e não pagar as contas em dia.

Postado em 18/03/2018.

Muitas pessoas estão endividadas atualmente e não sabem o que fazer. Quanto mais tentam se livrar de dívidas, mais as dívidas se aumentam, pior ainda é que as pessoas pensam que não estão tão endividadas desta forma.

Sinais de que você está com muitas dívidas

Você costuma não saber o quanto deve

Fugir de dívidas não faz com que elas desapareçam, é verdade que se você estiver ignorando inconscientemente as suas contas, poderá suspeitar de que você possui mais dívidas do que poderá lidar, e ainda tem medo de enfrentar tudo isto.

Procure inicialmente fazer uma lista de suas dívidas para que possa ter a noção de quanto está devendo, após isto, procure fazer um plano para lidar com tudo isto.

Você acaba pagando as contas após o vencimento pois não tem dinheiro

Caso os pagamentos de suas contas fiquem acima de seu orçamento, você definitivamente conta com muitas dívidas. Pagar atrasado ou o mínimo do cartão por exemplo, irá deixar você apenas um pouco mais endividado pois agora você terá de pagar além da conta, taxas de juros.

Procure analisar e forma atenta as suas despesas mensais para descobrir o que é possível eliminar para conseguir pagar melhor as suas contas.

Você não atende a telefonemas pois podem ser possíveis cobradores

Sempre que os cobradores começam a te ligar, quer dizer que as suas dívidas se tornam inadimplentes e não são reembolsáveis. Com isto é possível evitar que as chamadas ocorram por algum tempo, mas procure não subestimar os seus credores, já que eles podem optar por processar você por tudo o que deve.

A melhor alternativa é procurar encarar o problema sempre de frente, e conversar com os cobradores para chegar a um acordo e ninguém sair prejudicado da situação.

Você acaba pedindo dinheiro emprestado

Caso você precise pagar as suas contas utilizando empréstimos de familiares, de amigos, cartões de crédito ou lugares de adiantamento de dinheiro, você apenas irá aumentar as suas dívidas.

Com isto você além de chegar a um ponto que não terá ninguém mais para pedir dinheiro emprestado, terá de pagar tanto para quem te emprestou dinheiro como para os seus credores.

Você acaba perdendo o sono

Você está tão preocupado com as suas contas que não consegue dormir á noite. A partir disto, você se vira de um lado para o outro e pensa como irá pagar as suas dívidas. Certamente este é um sinal de que você conta com muitas contas fora de controle.

É possível ainda se desenvolver muitos distúrbios do sono, entre eles a insônia e a sonolência excessiva durante o dia, que poderão te atrapalhar no trabalho, e você pode até mesmo ficar viciado em medicamentos para dormir.

Suas contas também afetam o seu desempenho no trabalho

Sempre que as suas contas até mesmo atrapalham no trabalho é a hora de fazer as coisas de forma diferente. Por este motivo, perder o emprego é a última coisa que você precisa neste momento, pois uma perda de renda poderá o endividar mais ainda.

Procure tentar se concentrar ao máximo que você pense que não irá conseguir e foque nas suas prioridades.