Confira despesas para cortar e economizar no final do mês

Veja algumas dicas de despesas mensais que devem ser cortadas para que você possa economizar dinheiro.

Postado em 21/02/2018.

Nem sempre é fácil poupar dinheiro, mas é muito necessário para que se mantenha o seu orçamento em ordem. A economia financeira é uma das prioridades em diversos lares, e felizmente existem muitas formas de reduzir as despesas mensais, e o ajudar a incrementar a poupança.

Para qualquer pessoa que procura construir um pé de meia, ou queira poupar para comprar algo específico, saiba que é fundamental guardar parte do salário mensal. A economia mensal poderá ser algo bastante complexo, principalmente se você tiver uma renda baixa ou estiver acostumado a gastar dinheiro. Em contrapartida, existem muitas formas de poupar dinheiro com facilidade.

Confira despesas para cortar e economizar no final do mês

Aprenda o Downsizing

Este pode ser traduzido como a redução de custos. O termo acabou surgindo nos Estados Unidos, durante as décadas de 70 e é principalmente aplicado nas organizações que almejam mudanças corporativas.

O maior objetivo está em construir uma empresa mais eficiente e capacitada, com um foco na máxima racionalização das despesas. Apesar disto, mesmo que o conceito nasça nas corporações o downsizing também poderá ser adotado para poupar dinheiro na sua casa. Uma situação bastante prática é a economia de aluguel, onde muitos brasileiros pagam alugueis caros e que não condizem com a realidade de finanças.

Até se você contar com uma casa própria, com uma capacidade maior do que sua necessidade, é possível poupar dinheiro se mudando para um lugar menor, e alugando sua casa para auxiliar no pagamento de sua hipoteca.

As contas de serviços públicos

Muito provavelmente as contas dos serviços públicos são as maiores despesas que a família precisa lidar. A partir disto, utilizando alguns truques simples, você poderá reduzir de forma significativa as suas contas mês após mês.

É fato que podemos economizar na fatura de água, luz, entre outras coisas, através dos atos básicos, como por exemplo desligar as luzes quando não está no local, bem como reaproveitar a água da chuva e retirar aparelhos eletrônicos que costumam ficar nas tomadas.

Os transportes públicos e privados

A melhor forma de economizar dirigindo é evitar de dirigir. A maior parte das pessoas preferem ter carro próprio, mas o preço da gasolina está altíssimo, se você precisa poupar dinheiro na estrada, é recomendável que se utilizem os transportes públicos.

Em contrapartida, se você preferir por mais conforto ou praticidade, transportes oferecidos de forma privada, são uma alternativa mais interessante para a sua necessidade. Eles chegaram com tudo e dão o que falar, são muitas as alternativas como escolha de carros, entre outras coisas.

Uma outra alternativa interessante, que inclusive está se tornando um movimento social é andar de bicicleta. A grande parte das cidades estão cheias de ciclofaixas, e esta é uma escolha interessante e sustentável. A única desvantagem existente é o tempo de duração das viagens que é muito mais longo.

Além disto, procure se exercitar sem ir a uma academia, são muitas as formas de se exercitar de forma gratuita, academias ao ar livre em praças, atividades físicas que você poderá encontrar nos sites ou ainda em aplicativos. Procure, porém, não exagerar pois sem um acompanhamento profissional, não é recomendável praticar alguns exercícios.