Dicas para começar bem o ano com suas finanças

Veja algumas dicas para administrar suas finanças e começar o ano de 2018 muito mais feliz.

Postado em 17/01/2018.

Algumas pessoas acreditam que o ano apenas começa depois do carnaval, e por este motivo, seja em janeiro ou em março, começar a organizar suas finanças o mais breve possível nunca é tarde.

Para começar bem o ano financeiramente falando, confira algumas dicas interessantes sobre finanças para botar em prática em 2017.

Dicas para começar bem o ano com suas finanças

Comece mudando a mentalidade sobre guardar dinheiro

O ato de poupar dinheiro é uma forma de investir dinheiro em si mesmo. Ao se ter dinheiro guardado, é possível iniciar seu próprio negócio, e é possível direcionar o dinheiro para realizar um sonho, ou ainda é possível o utilizar se precisar pagar algum gasto que não estava programado para você, ou ainda utilizar para emergências. Apenas você poderá fazer isto acontecer, com isto a segurança financeira é fundamental para a sua vida.

Procure investir seu dinheiro, mas analise com carinho o perfil adequado para você

O investimento é a melhor forma de fazer com que seu dinheiro trabalhe para você. Apesar disto, é muito importante que antes de investir dinheiro, você procure identificar o seu perfil como investidor. Além de estudar as taxas, corretoras e bancos, procure optar por um investimento que venha a fazer sentido conforme a quantia que você precisar investir de dinheiro.

Tenha o controle de tudo o que estiver ao seu alcance

Diversos investidores respeitáveis no mundo falham com suas coisas, por este motivo é normal errar eventualmente. Os erros não deverão impedir você de prosseguir com investimentos, uma boa dica é procurar configurar sempre que possível seus investimentos para ter sempre uma quantia em mãos para algum imprevisto que venha a ocorrer.

Além disto, nunca fique parado

Para que tudo possa dar certo, depende apenas de você. Por este motivo, não espere que o dinheiro caia de forma extra nas suas mãos para começar a investir. Vale a pena se organizar, montar um bom orçamento e fazer um planejamento correto das suas finanças.

Sempre que possível faça um raio x dos seus gastos

Procure por um mês, anotar todos os seus gastos, até mesmo os gastos com chicletes, doces, entre outros, já que apenas assim, você terá uma noção real do dinheiro. Algumas despesas que são consideradas muitas vezes como inúteis, fazem toda a diferença no bolso. Apenas por meio das anotações, que são feitas em Excel, aplicativos ou cadernos, é possível prestar atenção onos gastos que ocorrem mensalmente,

Aproveite o período de férias para descansar

O período de férias deverá ser para descansar, viajar com a família, e tudo isto se for possível. Procura porém não esquecer de que depois do período de festas a vida volta ao normal, e começam a vir as contas, por isso evite começar o ano com o pé na jaca, já que assim é difícil de se recuperar durante o decorrer de todo o ano, o que poderá gerar sérias dificuldades financeiras para você.