Ainda vale a pena investir em bitcoin?

O bitcoin está cada vez mais popular, e se consolida como uma interessante alternativa para quem procura por aplicações fora da curva.

Postado em 28/12/2017.

Muitas pessoas se surpreendem com o enorme potencial de valorização dos ativos da criptomoeda bitcoin, e acabam aceitando ser remunerados através da moeda digital. Esta alternativa até agora é interessante, enquanto que o valor do bitcoin subiu mais de 500% no acumulado de 2017.

O maior gatilho do ciclo de valorização da moeda foi a aprovação em abril de uma lei que reconhece as moedas digitais como uma forma de pagamento no Japão. Há uma previsão de que mais de 300 mil estabelecimentos comecem a aceitar o bitcoin na terceira maior economia do mundo, e com isto a criptomoeda acabou ganhando grande peso. Uma nova moeda sempre surge quando um grupo acaba atribuindo valor para ela, e adota a mesma como um meio de troca. Foi o que justamente aconteceu com o bitcoin.

Ainda vale a pena investir em bitcoin?

Quais as razões para a alta do Bitcoin?

Existe uma segunda razão para a alta do bitcoin que é o fato de que importantes instituições financeiras finalmente começaram a dar o braço a torcer para a tecnologia. Em relatórios recentes, o conhecido Goldman Sachs, maior banco de investimento do mundo, assume ser impossível ignorar o avanço das criptomoedas. Além deste, outras instituições bancárias como por exemplo o Citi, Santander, Itaú e Bradesco, são alguns dos grandes bancos que estão testando o chamado blockchain, uma ferramenta que permite que a moeda virtual saia de uma conta e possa chegar a outra através de um código único, em uma demonstração de que este tipo de transação deverá ser popular.

Em paralelo a tudo isto, existe uma grande desconfiança em relação as moedas convencionais geradas por crises políticas. Com isto o bitcoin vem cada vez mais servido de instrumento de reserva e de fuga de recursos nas nações com problemas. Toda a demanda cresce muito na Venezuela, na China, e na Grécia, países, onde os governos acabaram por restringir transferências e saques de dinheiro.

O que é preciso saber antes de fazer as aplicações?

Ainda vale a pena investir em bitcoin?

Apesar de sua popularização, este investimento ainda é bastante arriscado.

No Bitcoin é possível ganhar ou mesmo perder muito dinheiro. Por este motivo é recomendado destinar um máximo de 5% do seu patrimônio disponível para o bitcoin. Os maiores riscos estão na grande flutuação dos preços, além da vulnerabilidade da tecnologia, já que o sistema não foi corrompido até hoje mas é muito visado por hackers e a segurança dos intermediários.

Quais prós e contras do investimento?

Dentre as vantagens temos o custo de transações que é muito menor do que nos sistemas financeiros convencionais. A partir disto, as moedas virtuais poderão ser utilizadas em qualquer país, e por não serem controladas pelo governo, não podem ser congeladas e nem mesmo confiscadas. Dentre outras coisas, os pontos contra envolvem o preço flutuante, a falta de proteção contra perdas e o risco de as carteiras serem tanto hackeadas como roubadas.